Olá!
Sem terceira pessoa, afinal, somos só eu e você por aqui, não? Excelente! Permita-me me apresentar: meu nome é Gabriel Salazar e sou artista. Isso mesmo: artista! Fazer o quê se "Artista" é a palavra que mais me define? Vamos juntos. A verdade é que eu não fazia ideia do que fazer na vida e tive a sorte de me encontrar na arte. Isso aconteceu em 2013 quando saí do interior do interior do país (Dourados-MS) e comecei o curso de Artes Cênicas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - até então eu havia assistido apenas uma peça de teatro na vida. Então tudo mudou. De 2013 a 2018 - período até eu me formar - eu fiz de tudo um pouco:
-
Apresentei Stand-up Comedy
-
Atuei em espetáculos teatrais
-
Compus música para espetáculos
-
Assinei dramaturgia de espetáculo
-
Trabalhei na equipe de produção de três edições do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação - da 8ª a 10ª edição), participando do Núcleo Operacional e da Assessoria de Imprensa
-
e também fui professor adjunto ministrando aulas de teatro para jovens e adolescentes
Essas experiências acabaram me formando mais do que a faculdade. Pra quem não tinha contato com o mundo do teatro (e com o da arte no geral), de repente eu estava fazendo um punhado de coisas...
Mas é de 2016 para frente que eu começo a me dedicar mais à minha paixão mesmo: trabalhar no audiovisual - Cinema!
Como eu não tinha experiência, em 2016-17 fiz um curso profissionalizante de Interpretação para TV e Cinema na JP Talentos (hoje JP Instituto) e então eu comecei a atuar no setor com trabalhos para a Internet no canal A Gente Faz Séries. Em 2016 atuei numa campanha do canal para o Setembro Amarelo num vídeo chamado: Sua Vida Importa. Depois, fui parte integrante do elenco principal da Websérie 180 Graus (direção de Phil Rocha) que teve duas temporadas no YouTube. A primeira foi lançada também como longa-metragem e, no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF - 2017), fui indicado na categoria de melhor ator (minha primeira indicação).
Buscando mais experiências, em 2017 atuei em dois curtas metragens (Incubador e Pedro Primeiro) e em 2018 - finalmente! - me formei com uma extensa pesquisa histórica traçando a "trajetória" da memória emotiva partindo de Stanislávski até chegar aos Estados Unidos e ressoar em nomes como Strasberg, Adler e Meisner - assunto que muito me interessa, que sigo estudando e que um dia pretendo estender para publicar como livro.
Mas é no início de 2018 que minha vida começa a tomar outras proporções, e isso se dá a partir do momento em que fui aprovado para integrar o elenco da série Pico da Neblina (HBO), com direção geral de Fernando Meirelles e Quico Meirelles - trabalho que acabou estreando em 2019. Com a aprovação do teste, acabei me mudando de vez para São Paulo, cidade onde resido atualmente.
Em São Paulo tudo acontece. Aqui, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, tive acesso a muitas coisas (peças, cursos, festivais, mostras, etc.) que infelizmente não encontraria fora desses "grandes centros", mas, mais do que tudo, essas coisas estão sempre acontecendo - a produção não para!
Em 2021, em meio a essa situação caótica, Fiz o curso online Atuação Para Cinema, Teatro e TV com Lázaro Ramos na plataforma Navega e participei dos dois módulos da oficina Da Autoficção ao Teatro Narrativo com o ator, diretor, dramaturgo e produtor Marcelo Varzea. Com Varzea na direção, atuei no espetáculo virtual (in)Confessáveis 2 - Novos Artistas, Novas Histórias, e fui convidado à participar do Coletivo Impermanente, ao qual pertenci durante um breve momento.
Já em 2022, estive, novamente, na segunda temporada de Pico da Neblina - todos os episódios disponíveis na HBO Max.
acho que deu pra ver que, apesar de focar bastante na minha carreira como ator, eu transito em diversas áreas dentro da arte - Artista! Pois é! Hoje continuo dando prioridade à atuação, mas, com o ano parado da pandemia, acabei criando um interesse também na direção e é essa função que tenho dedicado bastante tempo. Realizei em 2022 meu primeiro curta-metragem, Sonata Julieta, e estou, neste momento (2023), desenvolvendo o projeto de um longa-metragem de ficção, o qual irei, a princípio, roteirizar e dirigir. Também estou trabalhando em um longa documental que está em fase de pós-produção. finalizei em 2023 o meu segundo-curta metragem, Daveneio, que está buscando uma carreira em festivais e o meu terceiro curta, Duração-Diferença disponibilizado diretamente no meu canal no YouTube que, por falar nisso, iniciei em outubro desse mesmo ano.
Por fim, fiz o curso Poéticas do Teatro - Introdução à Metodologia do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) coordenado pelo ator, diretor e pesquisador Lee Taylor.
Como todo artista, tenho inúmeros projetos e ideias em andamento e pretendo em breve lançar alguns textos de dramaturgia teatral que venho desenvolvendo há algum tempo. Ainda sigo estudando, produzindo e compondo músicas, experimentando edição de vídeo e, nas horas vagas, arrisco dizer que sou um fotógrafo amador - um hobby que você pode conferir por aqui também ("Outras Artes").
É isso! Se você veio até aqui comigo, então "é nóis"! Entre em contato comigo pelas redes sociais!
Muito obrigado mais uma vez e até breve!